O Cachorro Shih-Tzus

O Cachorro Shih-Tzus

A menor espécie originária do Tibet é o Shih Tzu;
O nome Shih-Tzu foi dado na China e significa “pequeno leão”;
Eles ainda receberam o nome de Chrysanthemum canino, porque o pelo no focinho cresce em todas as direções, como as pétalas da flor;
Reza a lenda, os Shih-Tzus repousavam na cama, nos pés de nobres chineses com o intuito de aquecê-los;
Shih-Tzu era a raça oficial da Dinastia Ming – Shih-Tzus foram adorados no território chinês no decorrer de anos e anos, todavia especialmente durante a Dinastia Ming;
Após a invasão britânica na China, só sete cadelas e sete machos da raça continuaram vivos. Quer dizer, todos os Shih-Tzus da atualidade descendem desses quatorze cães;
O Shih-Tzu tem o incrível número de 19 combinações de cores na pelagem;
O Kennel Club de Beijing, quando descreveu o critério da raça Shih-Tzu, não economizou na licença poética. “A cabeça de leão, a cara redonda como uma coruja, os olhos lustrosos de um dragão, a língua oval em forma de uma pétala de peônia, a boca de um sapo, dentes como grãos de arroz, orelhas como folhas de palmeira, o torso de um urso, as costas amplas como um tigre, a cauda de uma fênix, as pernas de um elefante, dedos como uma cadeia de montanhas, pelo amarelo como um camelo e o movimento de um peixe”;
O filme “7 Psicopatas e um Shih-Tzu” conta a história de um roteirista que se envolve sem querer no submundo do crime de Los Angeles depois de seus amigos exóticos raptarem Bonny, o amado Shih-Tzu de um gângster;
Celebridades que têm, ou já possuíram, um Shih-Tzu: Dalai Lama, Beyonce, Bill Gates, Rainha Elizabeth, Mariah Carey, Colin Farell, Geri Halliwell, Nicole Richie.

A Origem da Raça Shih-Tzu

guia-shih-tzus Formada provavelmente a partir do acasalamento dos pequenos cães sagrados do Tibete, com os antepassados do Pequinês moderno, a raça Shih-Tzu foi levada para a Europa por volta de 1930 e, a partir daí, diversos exemplares foram produzidos por todo o continente.
Na religião budista, o Leão é tido como um animal-atributo da divindade e, em muitas pinturas antigas, o próprio Buda está simbolizado junto a um leão. Possivelmente, por este motivo, o Shih-Tzu, uma das espécies com aspecto leonino, e que a própria nomenclatura em chinês significa leão, seja uma das espécies que até os dias de hoje é tão admirada em toda a China.
Independente de muita gente se equivocar entre o Shih-Tzu e o Lhasa Apso, existe uma série de diferenças que diferencia essas duas raças, a começar pela origem. Apesar de ter suas raízes também no Tibete, a espécie Shih-Tzu foi criada na China, onde estes cães viviam nos palácios do império. Os primeiros cachorros foram levados ao ocidente depois da China se tornar uma república, ainda que a primeira importação da espécie pela Grã-Bretanha tenha sido registrada só no ano de 1931. O Kennel Clube Britânico concedeu o certificado à raça no ano de 1940.

Aspectos Físicos do Cão da Espécie Shih-Tzu

O Shih-Tzu é um cão pequeno que é capaz de ser de praticamente qualquer coloração. Os mais desejáveis são os que apresentam a testa e a ponta da cauda brancas. Seu pelo é extenso no topo e denso embaixo. Na ocasião em que o cachorro é mais velho, o subpelo deixa o pelo superior com uma aparência tentadora.
Seu crânio e seu rabo são aprumados, o que dá um ar de confiança à espécie. Os olhos são escuros, enormes e circulares, inseridos bastante afastados, porém não protuberantes. O corpo é maciço e relativamente extenso. Apresentam uma incrível estrutura corporal embaixo dos pelos macios.
Os Shih-Tzus têm os olhos grandes, esféricos e com a expressão de confiança e parceria. As orelhas são cobertas por um cabelo alisado que se expande até as pernas da frente. Em geral, seus dentes inferiores são mais proeminentes que os dentes superiores. Sua cauda é comprida, aprumada e arqueada para cima. A pelagem do Shih-Tzu praticamente não cai, portanto esta raça é uma boa alternativa para quem tem problemas alérgicos (rinite e afins).

Psicológico do Shih-Tzu

temperamento-shih-tzus O Shih-Tzu é um cachorro bastante dinâmico, atento e aprazível. É uma espécie considerada independente, todavia meiga. Os animais da espécie Shih-Tzu demonstram uma personalidade e temperamento que é leal, afetuoso, vigilante e expansiva. Apesar de não ter sido originado com o objetivo de guarda, em razão de sua natureza vigilante e alto nível de atividade, é também considerado um ótimo defensor.
O Shih-Tzu possui a tendência de ser receptivo e amável. Em razão de sua natureza essencialmente amigável, os exemplares desta espécie são mais condescendentes com crianças, animais e pessoas desconhecidas, e costumam fazer amizade com mais naturalidade. Por outro lado, o cão da raça Shih-Tzu pode se contrariar com naturalidade quando instigado, logo, considerando que determinados cães são capazes de ser mais dominantes do que outros, é fundamental um julgamento maleável nesta questão e um cuidado duplicado pode ser fundamental na presença de criancinhas.
Independente de serem conhecidos por seu comportamento levemente independente, nem todos os cães da raça lidam igualmente com a ausência do seu proprietário ou dos familiares. À medida que determinados cachorros lidam com tranquilidade momentos mais extensos sem a presença de toda a família, outros podem obter um comportamento imensamente carente. Os cachorros bem disciplinados o mais rápido possível, ainda assim, costumam ser ótimos amigos, afáveis, extrovertidos, de temperamento tranquilo e balanceado.

Benefícios de Ter um Shih-Tzu

Logicamente, o Shih-Tzu chama bastante atenção com sua presença, porte nobre e pelagem suntuosa. Não tem como não reparar e não se encantar por seu focinho achatado e curto, olhos pretos e em um formato de amendoim, personalidade companheira e leal.
Esse companheiro por excelência, o qual já foi animal de estimação de imperadores da China, gosta de ser o foco das atenções e ser carinhado. Muito cordial, feliz e divertido, o Shih-Tzu é, sem dúvida, uma das raças de cães mais doces e é aconselhada para uma gama de donos, sejam eles iniciantes, famílias com filhos ou pessoas solitárias.
Ele não é um cachorro de caça, não é um cão de guarda e não espere que ele será um hábil desportista ou atleta. Esse pequenino cachorro tem um propósito bastante nobre: desfrutar a vida, ser amado e retribuir este sentimento, constantemente pronto para receber carinho. Terminantemente ele é um notável cão de interior e no colo.
Independente do que você faça, ele irá estar lá do seu lado, pronto para qualquer situação. Se você estiver exausto, ele vai tirar um cochilo com você; caso esteja cuidando do jardim, ele estará observando com toda a atenção. Apesar de apresentar uma certa independência de caráter. Para ele, o essencial é estar perto e ser participativo. Com todo esse carinho, é de se imaginar que ele não suporte estar sozinho, por isso é significativo auxiliá-lo para que não desenvolva nervosismo de separação.

Enfermidades usuais do Shih-Tzu

Os cachorros dessa raça geralmente são chamados cachorros braquicefálicos, que possuem focinho amassado, o que quer dizer que poderão ter problemas de respiração de simples a graves. São capazes de ter, desde ronqueiras e espirros, até apneia assim como infecções. Em certos casos não bastante raros ocorrem infecções de ouvido se não passarem por uma higiene. É um cãozinho que possui propensão à obesidade e é bastante essencial que se trate dos dentes dele para evitar problemas periodontais.
É importante escovar o Shih-Tzu diariamente, o que deverá durar em média quinze minutos. Vale considerar inclusive que você necessitará de ter tempo para fazer isto e pentear o pelo irá manter o cachorro sempre encantador e sedoso. Comumente, a franja do Shih-Tzu é presa com a finalidade de evitar que os pelos da testa caiam nos seus olhos.
Como é feito com todas as raças, especialmente as que vivem em apartamentos, é fundamental cortar as unhas do Shih-Tzu já que, se ficarem muito grandes, se curvam para baixo dificultando na hora de caminhar, sendo capaz de proporcionar lesões nas patas.

Como tratar de um Shih-Tzu

Uma das principais características da raça é sua pelagem abundante e exuberante, que de acordo com o parâmetro da raça pode ser de todas as colorações. Apesar disso, a fim de que se mantenha sempre encantador, o Shih-Tzu requer cuidados especiais como escovações diárias, que impedem que os pelos se embaracem e formem embolados.
Um dos principais cuidados de preservação do pelo é que, antes dos banhos, ele seja desembolado, porque após o banho os nós que eventualmente se formarem ficam muito mais difíceis de serem removidos. Para aqueles que não têm tolerância de tomar conta de pelos longos, a opção é manter o Shih-Tzu sempre tosado. E precisa-se evitar banhos frequentes a fim de que o pelo não resseque.
Qualquer cão, de qualquer raça, é capaz de manifestar comportamentos destrutivos se estiver frustrado, sem praticar atividades físicas e sem viver uma vida balanceada. Exercícios diários, mesmo que o cão não necessite gastar demasiada energia, são essenciais.

Os Filhotes do cão Shih-Tzu

Os filhotinhos são bem arteiros, todavia assim como os adultos não adoram as brincadeiras mais estúpidas. Se tratando das crianças, as brincadeiras com os filhotinhos devem ser supervisionadas sistematicamente a fim de que os cachorros não se firam.
Dado que escovações farão parte da vida deles, têm que ser acostumados desde cedo ao ritual de beleza. Diversos filhotes de Shih-Tzu que estão se aproximando de um ano de vida, tendem a alterar de pelos. Durante esse tempo, eles perdem muito pelo, devido a isso conserve a escovação diária. Felizmente, essa é uma condição que dura em torno de três semanas.
O adestramento de obediência precisa ser começado o quanto antes, visto que um Shih-Tzu mal-acostumado na primeira infância, normalmente, irá ser um cachorro muito mimado e temperamental quando adulto.

O Cachorro Shih-Tzus
Avalie esta postagem