Samoieda – Tudo Sobre

Samoieda – Tudo Sobre

As civilizações errantes utilizaram essa espécie faz mais de cinco mil anos, na Sibéria, embora haja outras explicações sobre a origem da raça Samoiedo. Este cão só podia ser notado entre essas tribos, daí onde seu nome foi formado. Essas civilizações usavam esses cães para tracionar trenós, capturar e para o trabalho no campo.
Os primeiros cachorros da raça Samoiedo surgiram na Inglaterra entre o período de 1870 e 1909, mas nem todos eram pedigrees. Afirma-se que esta raça se disseminou no país inglês, graças a Soberana Alexandra, que adorou o Samoiedo e fez de tudo a fim de que ele fosse prestigiado na sua pátria. Pode-se observar atributos desses cães em determinados espécimes modernos.
Os cães Samoiedos chegaram na América em 1906, um exemplar foi concedido como presente do Grão-Duque russo Nicolau. Desde a Segunda Grande Guerra a popularidade desse cão vem crescendo muito a cada dia por causa do seu comportamento manso, sua linda fisionomia e suas realizações como um cachorro de tração.

Características Físicas do Samoiedo

samoiedaSeu nariz tem um tamanho médio e uma tonalidade mais escurecida, suas orelhas são de um porte mediano, muito afastadas uma da outra, sua cabeça possui um formato de cunha e seus olhos bem fundos; sua pelagem é bem densa, suas patas são redondas e ele possui um porte físico bem robusto e atlético.
Seu rabo tomba para qualquer lado, o pelo deste cachorro é bem denso e muito bonito. A expressão facial é um dos itens fortes desse cão – ele aparenta estar a todo momento alegre!
Seu pelo é vasto, sedoso, liso e um tanto volumoso. A cor mais popular é o branco sólido, mas podem ser percebidos nas várias tonalidades de branco palha, amarelo, esbranquecido e amarelado, branco e preto e branco e pardo.

Temperamento do São Bernardo

O Samoiedo é um cão bastante cativante que não irá pensar duas vezes com o intuito de cativar o dono, toda a família e incluindo os convidados! Se familiarizado, ele vai querer constantemente, também, dormir toda noite com o seu dono. O Samoiedo é um excelente cachorro para companhia, especialmente para idosos e crianças já que é muito brincalhão e carinhoso.
Apesar de amável, é relevante que o Samoiedo faça exercícios constantes uma vez que é um cão familiarizado com o trabalho pesado. Para você que quer obtê-lo, entenda que essa espécie tem necessidade de um espaço enorme, pois eles não se dão bem ficando presos, tanto faz em grandes residências ou em amplos apartamentos. Se aborrecidos, eles podem vir a ser muito destrutivos, mais bagunceiros, mastigadores de objetos e que irão escavar para todos os lados que estiver ao seu alcance.
Esses cachorros não são facilmente ensináveis, são teimosos e mais propensos a tracionar trenós do que ser mantido em coleiras, todavia por gostarem de satisfazer o dono, irão entender com o decorrer do tempo.
O adequado é que você tenha somente um cão desta raça, já que esse cães não se se relacionam muito bem com outros cachorros de estimação!

Vantagens em se ter um Samoiedo

samoieda machoEssa raça é muito dócil, frágil, amorosa e muito esperta! O Samoiedo tem um fascínio impressionante, cativando a todos a sua volta.
Por causa de sua estima e amorosidade, o Samoiedo não vai querer estar longe de seu dono por muito tempo, o que torna essa espécie bastante apreciada por todo mundo.
Como esta espécie consegue conviver muito bem com visitantes e hóspedes, você nunca terá que ficar esquentando a cabeça em prendê-lo! Seu proprietário ficará contente com o modo como o Samoiedo lida com os seus colegas e visitantes.
Esta raça se conserva muito limpa por vários dias, mesmo sendo cachorros essencialmente esbranquiçados e muito peludos. Por não deterem glândulas subcutâneas, essa espécie não tem um mau cheiro, que é característico nas demais raças de cachorro. Você terá um consumo demasiadamente menor com essa raça, especialmente se tratando de higienização!

Pontos fracos do Samoiedo

As práticas físicas necessitam de ser a cada dia, por sua formação, o Samoiedo não suporta conservar-se muito tempo quieto, se isso acontecer, a inquietação e o irritabilidade podem atingi-lo.
Estes cães são bastante mansos, então, se você tem necessidade de um cachorro de guarda, não adquira o Samoiedo.
Os Samoiedos são engraçados, embora, muitas vezes, passam da conta, deixando o seu proprietário muito irritado, porque eles são bem destrutivos em muitas situações.
Nem pretenda achegar um felino do Samoiedo: essa espécie não é capaz de se ajustar aos demais tipos de animais de estimação! Porém, se adestrado desde novo, vai ser capaz de ter um Samoiedo mais paciente com os demais cães.
Esse cachorro vem de pátrias nórdicas de clima gelado e, mesmo se adaptando ao clima tropical, não é aconselhado submetê-los a temperaturas bastante elevadas.
Essa raça troca sua pelagem regularmente, portanto é muito comum achar seus pelos por toda a casa.
O Samoiedo mostra demasiados problemas no que concerne a sua saúde, como: coloração anormal no olho, orelha tombada, ossos desequilibrados, pelo ondulado, qualidades relativos ao sexo mal especificadas, displasia coxofemoral, podem ficar surdos, risco de nanismo e a retina pode manifestar uma decadência progressiva.

Como cuidar de um Samoiedo

samoieda femeaO Samoiedo é um cão que tem demasiada energia e carece de gastá-la de algum modo, se você pretende adquirir um cachorro desta espécie, esteja preparado para caminhadas matinais e muitas brincadeiras! Caso você queira um cachorro mais educado, domestique-o desde filhotinho.
Caso você tenha outros cães em sua moradia é indicado que o proprietário eduque o Samoiedo precocemente no intuito de que ele se torne sociável com os outros animais da casa.
O Samoiedo é um cão bem teimoso e desobediente, o que o faz bastante complicado de pôr limites: ele irá desejar ficar dentro do lar e você vai se esforçar para conseguir educá-lo, logo o adestramento precisa ser feito o quanto antes! Por semana faça a escovação de seu pelo, porque eles vão cair com muita frequência se você não o fizer.
Esta raça é bastante inteligente e necessita de demasiado afeto do proprietário, esteja capacitado para dar bastante atenção e carinho a ele.

Filhotes de Samoiedo

Os filhotes desta raça são precisamente “bolinhas peludas” que amam amamentar e dormir bastante! Todavia não pense que esse período é extenso: em no máximo dez semanas eles estão desfrutando e sendo exímios “desbravadores” em todos os cantos. É nesse período que o tratador necessita de começar a treiná-lo para que as ordens fiquem mais usuais para o cão. Nesse período ele se encontra mais inclinado a relacionar-se com as demais pessoas, sendo mais fácil ensiná-lo. O condicionamento tem que ser mais enfático logo após os três meses, porque nesta etapa o Samoiedo permanece mais “dono de si”, logo sendo mais difícil ensiná-lo. Decorridos um ano, o cachorro já toma uma postura mais madura e amplia a eficácia de aprendizado, o tratador tem que acentuar o treinamento nesta fase já que eles se tornam mais agressivos.
O Samoiedo, quando filhotinho, é bem alegre, cheio de vigor e bastante bem disposto. Todos os cães dessa espécie têm um “sorriso” em seu rosto, com o lábio preto e olhos castanhos. Caso a orelha do seu filhotinho não se levanta, fique tranquilo: ela só se ergue após os 3 meses de vida. A cauda deita sobre seu dorso logo após os 2 meses.

Curiosidades acerca do Samoiedo

cachorros samoiedoO Samoiedo é considerado o cachorro nórdico mais disciplinado já registrado, porém ele dispõe de um esquisito costume de ficar sempre buscando algo, especialmente nos buracos que ele escava quando está enfadado.
No início da criação dos Samoiedos, os primeiros animais que foram importados para o território inglês não eram totalmente brancos. A maioria era de uma cor canela e levemente menor que a espécie original. Alguns destes exemplares eram oriundos de tribos nômades.
O primeiro clube especializado na espécie deu-se origem no período de 1920, e funciona até os dias de hoje; e, verdadeiramente, as primeiras importações suscederam-se no período de 1893.
No decorrer das tempestades de neve, é comum vermos Samoiedos utilizando o rabo peludo para revestir o focinho.
Eles têm uma curvatura em seus lábios, que dá uma ideia de estarem constantemente “sorrindo”.

Samoieda – Tudo Sobre
Avalie esta postagem