O GLOBO dos Animais

Por qual razão cachorros e filhotinhos ingerem cocô?

Os cães, vez ou outra, ingerem cocô por tédio, pela atenção, para evitar castigos ou por problemas de saúde. Ainda assim, o consumo de fezes, inclusive denominado de coprofagia, é realmente um temperamento bastante comum para um cachorrinho. E contudo você consiga pensar que é totalmente nojento, o comportamento tem uma causa que, se não for tratada de maneira adequada, é capaz de se transformar em um hábito recorrente.
Para começar, não fique alarmado no momento em que ver seu filhote engolindo fezes. Reagir de forma preocupante com um filhote de cão é capaz de fazer mais mal do que bem, e pode até levar a mais problemas de comportamento.
Filhotes são capazes de começar a comer fezes, enquanto ainda encontram-se bem pequenininhos. Nessa fase, é puramente normal que a mãe coma as fezes de seus cachorros. Ela realiza isso com a finalidade de preservar o filhotinho limpo e para defender os cães de predadores que são capazes de ser atraídos pelo aroma (Não importa que não haja predadores na sua residência, este é um temperamento primitivo – outros bichos fazem a mesma coisa com seus filhotinhos). A mãe faz isto a começar do momento em que os cachorros nascem até serem desmamados, e, visto que os cachorros estão no período de aprender a ser cachorros, eles podem seguramente seguir a autoridade e fazer o que ela faz.

A mãe, de modo geral, para de comer os cocôs de seus cães no momento em que eles começaram a ingerir alimentos firmes e podem deixar a toca para defecar, contudo o cãozinho também é capaz de permanecer o comportamento até ficar mais maduro. É um comportamento que o filhote aprende naturalmente e que os leva a cheirar, provar e ainda mesmo comer as fezes de outros bichos ou outros cães.
Para começar a desencorajar este comportamento antes que o cachorrinho esteja pronto para ir ao seu novo lar, é responsabilidade do dono sempre limpar o espaço após os cachorros realizarem suas necessidades e antes que eles tenham a chance de comer as fezes.

Outras razões para comer fezes

Conforme assegurado previamente, não é incomum achar absurdo que seu cãozinho esteja comendo o seu próprio cocô ou de outros cachorros. Ainda assim, os cachorros que estão possuindo uma dieta bem moderada e rica em proteínas provavelmente crescerão a partir desse comportamento.
Se o seu cãozinho continuar ingerindo a caca independente de todas as suas tentativas de aniquilar esse comportamento, você irá precisar consultar um veterinário a fim de identificar o distúrbio.

Mas por que ele come caca?

Pequena digestão: seu filhotinho de cão pode não digerir sua alimentação adequadamente. Isto possivelmente é porque a comida é pobre em nutrientes digestíveis e está saindo primordialmente da mesma maneira que entrou, ou porque o cachorrinho possui um problema com seu sistema digestivo. Nesses casos, as fezes do cãozinho saem muito parecidas com a comida que ele acabou de comer. A orientação é alterar para um alimento de qualidade melhor que irá poder solucionar o incômodo. Se a mudança de alimentos não contribuiu, você irá ter que levar seu cachorro a perito.
Enfado: o enfado é outra causa que leva cães a ingerirem cocô. Se um cachorrinho for deixado desacompanhado por um longo tempo, ele é capaz de encontrar alívio do enfado se entretendo e ingerindo seu próprio cocô.
Stress: o stress de modo geral vai levar filhotes e cachorros mais velhos a ingerir seu próprio cocô. Isso pode ser o stress de ser trazido pela mudança para um novo lar ou por uma série de outros fatores. Portanto, você jamais deve motivar mais stress no cachorro, castigando o espécime por engolir suas fezes.
Fome: Lombrigas e outros parasitas do intestino são capazes de remover nutrientes do sistema do filhote de cachorro, fazendo com que ele tente complementar sua dieta com o que ele encontrar, que aparenta ser remotamente comestível. Desta maneira, seu filhotinho de cão é capaz de unicamente não receber o suficiente para comer ao longo do dia. Os filhotinhos estão crescendo e a maioria tem necessidade de ser alimentada duas a três vezes ao dia. Se você possui certa dúvida a respeito do quanto e com que frequência você precisa alimentar seu filhotinho, fale com seu veterinário.

Por qual razão cachorros e filhotinhos ingerem cocô?
Avalie esta postagem