O GLOBO dos Animais

O magnífico Akita Inu

No Japão o cachorro Akita é reverenciado como parte do patrimônio natural nacional, precisamente como as gueixas e o sumô. Ele, consequentemente, é bastate famoso no Japão, sendo, inclusive, visto como um singular amuleto da prosperidade. A denominação da espécie Akita Inu possui duas significações: “Inu” é originada do termo “cão”, no idioma nipônico; e “Akita” é oriundo de uma localidade situada em Honshu.Apesar das primeiras espécies da raça Akita terem aparecido só depois do século XV, na verdade, alguns estudiosos certificam que o aparecimento da espécie ocorreu por volta de quatro mil anos atrás. Nativamente, este cão era reverenciado como de grande porte, sendo usado pelos militares do Japão como cão de ataque e defesa por diversos anos.Os soldados norte-americanos, ao longo da Segunda Grande Guerra, obtiveram filhotes dessa espécie, após um homem reproduzir uma cadela da raça “Akita Inu” com um cachorro da raça “Pastor Alemão”. Após esse feito, deu origem à espécie “Akita Americano”, a qual se ficou famosa rapidamente, consequentemente sendo comercializada em variados cantos do planeta. Atualmente, ambas as espécies coexistem.

Características Físicas do Akita Inu

Os lobos e as espécies “Akitas” têm inúmeras similaridades. Os cães machos da raça Akita Inu medem em média 65 a 70 cm em estatura da cernelha e as fêmeas entre 57 a 63 cm. O peso da espécie difere de 33 a 50 quilos. Existem duas formas de como o pelo do cachorro Akita se mostra: a pelagem de cima é dura e reta e a pelagem de baixo é macia e espessa.O crânio do cachorro Akita é grande e achatado, a testa ampla e o chanfro é bem ajustada. O focinho é de comprimento moderado e afunila levemente. Os olhos da raça são bem afastados e são constituídos em um ângulo obtuso, seus olhos são castanhos, ligeiramente pequenos similares aos Spitz. Suas orelhas se dispõem de maneira eretas e grossas, triangulares e com pontas arredondadas, parecem relativamente inclinadas para frente e portadas de maneira ereta.Seu pescoço é robusto, sem papadas, finalizando em um peito profundo e amplo. As costelas tem o costume de ser levemente arqueadas e o seu dorso é firme e vigoroso. A sua parte traseira é bastante ampliada. Suas patas são fortes e redondas e sua cauda de inserção alta é grande, forte, grossa e enrolada sobre o dorso.

Pelagem do Akita Inu

Trata-se de um cachorro de pelo duro e subpelo oleoso, excelente para caça na água, pois seu pelo é quase impermeável, o que o mantém muito bem aquecido, mesmo em temperaturas muito geladas. O seu subpelo é denso, bem oleoso e muito sedoso, já a sua pelagem superior é firme, retilínea e bem alisada. A cernelha e a garupa são revestidas com um pelo um pouco mais comprido e na cauda o pelo é mais longo do que o restante do corpo.
O cachorro Akita se mostra nas cores vermelho-fulvo, sésamo (vermelho com pontas pretas), tigrado e branco.
Além disso, independente de todas as cores que possuir, as pelagens obrigatoriamente devem possuir a coloração Urajiro, quer dizer, na parte lateral do focinho, ventre e pescoço, abaixo da cauda e bochechas, e ainda no lado de dentro das patas vai existir um pelo esbranquiçado.
Os Akitas Inus mudam seu subpelo duas vezes por ano. O procedimento de substituição da pelagem é bastante intenso, podendo ser concluída após mais de trinta dias. Eles se lambem frequentemente, assim como os bichanos, devido a isso eles conservam-se higienizados por muito tempo. Dessa maneira, o melhor é que se banhem com a menor assiduidade possível, no sentido de evitar a perda da oleosidade natural da pele. Contudo, geralmente deve ser efetivada a escovação em sua pelagem.

Temperamento do Akita Inu

A personalidade do cachorro Akita Inu pode ser determinada como dócil e receptiva, calma, e este se identifica por sua lealdade. Esta raça é destemida, valente e muito fiel. Eles farão o possível para proteger sua família e sua casa.
Além do comportamento manso e tranquilo, o cão Akita é indicado para donos com mais pulso firme, pois essa raça necessita ganhar confiança de seu proprietário, para que esse possa corrigir esse cão com muita serenidade e firmeza, entretanto, sobretudo, são obedientes e inteligentes.O Akita Inu não tem o hábito de ser austero com indivíduos que ele não convive, no entanto tende a se revelar indiferente às gente estranha à sua rotina. Certos cachorros da espécie Akita Inu podem não se socializar com outros cães, especialmente os de mesmo sexo, devido a sua característica forte e geralmente dominadora. Apenas os cães socializados prematuramente possuem a predisposição para coabitar com outros animais. O aconselhável para que o cão Akita Inu não fique hostil e excessivamente possessivo é que ele seja ensinado desde pequeno, assim o Akita poderá se tornar mais sociável.

Vantagens de ter um Akita Inu

Caso conviva, em especial, desde pequeno, o cachorro Akita Inu pode ser uma impecável companhia para as crianças. Mesmo que possam estranhar no começo de uma convivência, os cães Akita Inu conseguem relacionar-se pacificamente com outras pessoas e também com crianças muito agitadas. Os cachorros da raça não ladram muito, todavia são bastante vocais e ocasionalmente “falam”.Os Akitas Inus são muito defensores, seja de sua propriedade ou dos indivíduos a sua volta, o que faz deles ótimos cachorros protetores, além do mais, eles se destacam por sua esperteza e sensibilidade. Estando na posição de nº 54 na lista que ranqueia os cachorros mais inteligentes do planeta, o Akita inu pode ser facilmente adestrado sendo que, tal como a maior parte das raças de cães, pode aprender com mais agilidade e intensidade no momento em que os ensinamentos são fundados ainda na fase de filhote.

Problemas do Akita Inu

Por conta do do cachorro Akita Inu, problemas como displasia nos quadris ou nos cotovelos podem acometer o cachorro, que detém uma esperança de vida que gira por cerca de 12 anos. Alguns problemas oftalmológicos também tem o hábito de ser um tanto habituais nos cachorros da espécie, como a atrofia da retina (que pode chegar a proporcionar cegueira) e o entrópio, disfunção que faz com que as pálpebras do animal se virem para dentro e machuquem sua córnea.É indispensável que o dono do Akita Inu leve-o ao médico veterinário habitualmente, para que possa realizar exames de rotinas no sentido de precaver futuras doenças. Além das já citadas, os cachorros Akita Inu são bastante inclinados a ter epilepsia, por causa disso a visita ao veterinário é extremamente importante.Somente os cachorros socializados precocemente apresentam a inclinação para conviver com os demais animais.

Como cuidar do Akita Inu

Os cachorros Akita Inu podem adaptar-se à vida em apartamento, todavia precisam de atividades diárias para preservarem-se equilibrados e sadios. Quem vive em apartamento deve passear com seu cachorro Akita Inu todos os dias. Já quem vive em casa ou tem grandes espaços e quintais cercados deve deixar os cães livres para que consigam se exercitar livremente.No que se refere a cuidados com o bem estar, é fundamental lembrar que a pelagem dos Akitas deve ser escovada todo o dia ou, pelo menos, toda semana, evitando os nós nos pelos e o acúmulo de impurezas que tem probabilidade de ocasionar problemas de pele como a dermatite.Esses cães têm um apetite voraz, por isso uma refeição equilibrada é primordial a fim de que possam crescer com muita saúde.A saúde geral do animal está diretamente associada à sua higiene. O lugar que seu cão Akita vai habitar deverá ser bastante limpo a fim de que não haja riscos de contágio em função das fezes e os demais fatores. No caso do cachorro Akita Inu, em especial, é importante nunca deixar o local onde ele vive molhado logo após limpeza, a fim de evitar que ele deite e fique úmido, uma vez que isso pode causar o desenvolvimento de fungos em sua pele ou mesmo alergias.

Filhotes do Akita Inu

O cão Akita Inu quando filhote é bonitinho como um bicho de pelúcia. Você deve mostrar a seu Akita que você é quem está no controle. Pela personalidade dominadora e forte do cachorro Akita, esse deve ser treinado o quanto antes a fim de que ele conheça os limites.Akitas são cachorros limpos que não têm dificuldade em saber as regras básicas de higiene. Apesar de ser uma espécie bastante independente, escolhem estar próximo dos donos do que solitários no fundo do quintal. Exercícios regulares são extremamente sugeridos para evitar que se transformem em cães aborrecidos e destruidores de equipamentos espalhados pela casa.Ao escolher um filhote, o aconselhado é sempre olhar os pais da ninhada e ver o comportamento deles já que essa é uma característica genética. Para evitar problemas futuros, busque um petshop ou um canil apropriado e confiável. pesquise a fama do vendedor e veja se vale a pena adquirir qualquer cão no local onde você irá adquiri-lo. Preste, sempre, muita atenção no modo como o filhote de cão Akita Inu se porta. Determinados são mais dominantes e irão necessitar de uma instrução mais estabilizado, outros mais submissos, entre outras variantes que controlarão na personalidade do cachorro quando adulto.

Curiosidades sobre o Akita Inu

Na atualidade, convivem duas raças de Akita, o Akita Inu e o Akita Americano|Duas raças de Akita
O Akita Inu foi gerado nas regiões noro-orientais do Japão para a prática da caça grossa, isto é, o cachorro era usado pra caçar cervos e ursos.O cão Hachiko, famoso por ter esperado vários anos por seu proprietário em uma estação de trem, ganhou um filme nomeado “Sempre Ao Seu Lado”, protagonizado pelo astro “Richard Gere”. Depois que o dono moreu, sem saber o que havia acontecido, o cachorro Hachiko retornou à estação de trem todos os dias por mais de uma década, na esperança que ele retornasse, até falecer.
O magnífico Akita Inu
5 (100%) 1 vote