Nossas emoções são captadas pelos cachorros?

Nossas emoções são captadas pelos cachorros?

Uma pesquisa mostra que observando apenas o sorriso ou o enrugar da testa de seu dono um cachorro é capaz de notar se ele está alegre ou bravo. Durante o estudo, pesquisadores revelaram para determinados cães fotos distanciadas da face superior, ao redor dos olhos de uma pessoa, e da parte inferior da face, mais especificadamente da boca. Para toda vez que os cães eram apresentados às gravuras, os cachorros eram capazes de observar se a pessoa da foto estava em um momento de alegria ou nervosismo, de acordo com os cientistas.

caes-reconhecem-expressoes A análise retrata a primeira evidência de que cachorros são capazes de discriminar expressões faciais dos indivíduos que demonstram algum tipo de sentimento. No decorrer do trabalho, os cachorros não ouviram nenhum tipo de voz, só viram as fotografias de partes de fisionomias humanas.
Conforme esclareceram os pesquisadores, eles acreditavam que os cachorros seriam capazes de ter solucionado a tarefa somente aplicando o conhecimento que já tinham acerca de expressões humanas que representavam emoção ao olharem os quadros pouco conhecidos que foram mostrados aos animais.

Cães identificam expressão de contentamento e tristeza

Nesse novo estudo, pesquisadores mostraram aos cães fotografias de uma mesma pessoa com expressão alegre ou irritada. Os cachorros não notaram o rosto inteiro. De acordo com o grupo, cada vez que os cães viram somente a cavidade bucal ou os olhos representados nas fotografias conseguiam “ler” se a pessoa fotografada estava feliz ou triste pela maneira como reagiam à imagem.

Cães entendem semblantes de quem não conhecem

caes-reconhecem-expressoes A pesquisa, segundo a equipe técnica, demonstra que os cães são capazes de diferençar expressões irritadas e alegres em indivíduos e conseguem perceber que essas duas expressões possuem muitos significados. E os animais são capazes de ler as expressões não apenas de pessoas que possuem conhecimento, como seus donos, mas também de rostos que nunca perceberam antes, reiteram os responsáveis da análise. Os pesquisadores dizem parecer provável que os cachorros associem um rosto sorridente com um significado positivo e uma fisionomia irritada com um significado negativo.

A pesquisa terá uma próxima fase e os pesquisadores vão explorar a eficiência de um cão perceber outras emoções humanas. Esse novo trabalho também vai ser realizado apenas a partir de fotos, sem que os cachorros consigam ouvir vozes humanas ou entonações. Além disto, eles analisarão como os cães exprimem suas emoções e como estes sentimentos são influenciados pelo comportamento humano. Com isto, o grupo espera obter detalhes relevantes a respeito do vínculo esplêndido entre os indivíduos e um dos seus pets prediletos, o cão, e inclusive sobre a vida emotiva dos bichos no geral.

Nossas emoções são captadas pelos cachorros?
Avalie esta postagem