O GLOBO dos Animais

Já se perguntou o porquê do pet inclinar a cabeça?

Os cachorros fazem inúmeras coisas fofas, porém existem poucos hábitos mais espetaculares do que a cabeça tombada. Aquela olhadinha com a cabeça tombada que dá a entender que estão buscando entender alguma coisa. Muitos proprietários de cães ainda filhotinhos dialogam com seus espécimes apenas para observarem se eles irão inclinar a cabeça para os lados, com um semblante de intensa confusão. A maior parte dos homens que vive com cães pode dizer que a inclinação do crânio quer dizer que um cachorro está intrigado e experimentando qualquer coisa fora do comum. Entretanto por qual motivo eles fazem isso? Bem, estudiosos indicam que a inclinação do crânio tem bastante a ver com a capacidade de simpatia de um cachorro.
Os cachorros evoluíram para serem muito bons em entender as pessoas. Eles conseguem ler a linguagem corporal de seus donos, gestos fisionômicos e padrões de fala para se afinizarem com os proprietários. Eles até reconhecem determinadas palavras e tonalidades vocais e os associam com tempo de brincar, a caminhadas ou, inclusive, à hora da comida. Na ocasião em que eles tombam a cabeça, é possível que eles estejam tentando entender o que seus proprietários estão falando a fim de escolher as partes reconhecíveis daquela conversa.
Mesmo que os cães consigam escutar frequências que os humanos não sejam capazes de conseguir, na realidade não são tão bons quanto os seres humanos em entender de onde vem um som. Certos especialistas imaginam que, quando um cão inclina a cabeça, ele seja capaz de estar procurando ajustar o pinnae, ou orelhas externas, para detectar satisfatoriamente de onde vem um som. Logo, quando qualquer pessoa está efetuando um barulho esquisito, fazendo certo tipo de som que não é usual, o animal pode estar levando em consideração que aquele ruído é diferente e que o melhor é perceber se aquele ruído está, de fato, vindo do indivíduo ao qual ele pertence.
A inclinação da cabeça ainda pode ser um resultado a vestígios visuais, não só auditivas. Stanley Coren indica que o focinho de um cachorro pode deixar difícil diagnosticar a origem de um som. Ao inclinar a cabeça, os cães tornam-se mais capazes de notar os rostos dos seres humanos e de perceber as expressões dos rostos deles, que também são muito boas.
Seja qual for o evento, observar a cabeça de um cachorro tombada é uma das coisas mais adoráveis do mundo. Com certeza os proprietários vão continuar a fazer barulhos esquisitos para proporcionar um tombamento da cabeça dos seus cães de estimação, principalmente dos filhotes. Provavelmente um dia eles, meramente, descubram que estas são esquemas dos seres humanos usadas somente para notarem seus movimentos de cabeça, entretanto, até lá, com certeza, a cabeça está deitada o tempo todo.

 

Já se perguntou o porquê do pet inclinar a cabeça?
Avalie esta postagem