Cachorros que ladrem intensamente – como proceder?

Cachorros que ladrem intensamente – como proceder?

Ninguém deve esperar que um cachorro não lata nunca. Isto é tão surreal quanto aguardar que uma criança jamais fale. Contudo certos cães latem em excesso. Se este é um problema característico em sua casa, a primeira etapa é perceber o que ocorre para que seu cão lata extremamente. Uma vez que você sabe por qual motivo ele está latindo, já pode começar a tratar o inconveniente em sua origem.

cachorro-late-muito Latir é uma maneira de comunicação vocal que os cães utilizam e isso é capaz de significar inúmeras coisas, tudo vai depender da situação. Aqui estão determinadas alegações pelas quais os cães latem:

Territorialismo / Proteção: Na ocasião em que uma pessoa ou cachorro entra em um espaço que o cachorro considera patrimônio dele, é o bastante para que comece a ladrar de maneira excessiva. Ao passo que aquilo que ele pensa que é uma ameaça se aproxima, o latido vai tornando-se mais elevado. O cachorro vai ficar vigilante e até hostil enquanto late.

Alarme / Temor: certos cachorros começam a latir em razão de qualquer barulho ou coisa que chame sua atenção ou os assuste. Isso pode vir a acontecer em qualquer parte, não só no seu patrimônio.

Tédio / Solidão: os cachorros são espécimes de bando. Quando deixados solitários durante longos ciclos, seja em sua residência ou no pátio, podem ficar aborrecidos ou infelizes e, certas vezes, vão latir.

Cumprimentos / Brincadeira: os cães costumam ladrar para saudar pessoas ou outros bichos. Geralmente é um latido alegre, acompanhado do rabo sacolejando e, certas vezes, saltando.

Atenção à busca: os cachorros certas vezes latem na ocasião em que ambicionam algo, como ir passear, se divertir ou ganhar uma recompensa.

Ansiedade de Separação / Latido Compulsivo: Cachorros com ansiedade de separação ocasionalmente latem exageradamente na ocasião em que são deixados sozinhos. Eles, de modo geral, ainda revelam outros sinais como estimulação, destruição, depressão e eliminação inadequada. Cachorros latidores compulsivos parecem latir só com o objetivo de ouvir a sonoridade de suas cordas vocais. Eles também fazem movimentos repetitivos, como correr em voltas ou ao longo de uma cerca.

Como tratar do latido em excesso

cachorro-late-muito A gritaria estimula o seu cão a ladrar mais, pois ele acha que está em agonia. Logo, a primeira regra é falar calmamente e com firmeza, mas não grite. A maioria dos cães não compreende o que você deseja no momento em que está gritando para ele “parar de fazer barulho”. Portanto, treine seu cão para entender a palavra “Quieto!”

Métodos com o objetivo de fazer o cão parar de latir

Quando seu cão encontra-se latindo, diga “quieto” em uma voz serena e resistente. Espere até que ele pare de latir, ainda que seja somente para tomar fôlego, então elogie o bicho e oferte um agrado a ele. Só tenha cuidado para jamais agraciar o cachorro ao mesmo tempo que ele está latindo. Ocasionalmente, ele vai descobrir que se ele parar de ladrar com a palavra “quieto”, ele ganha um brinde e fica condicionado.

Alternativamente, você é capaz de ensinar seu cão a “dialogar”. Visto que ele está fazendo isto de maneira confiável, sinalize a fim de que pare de ladrar com um comando diferente à medida que prende o dedo em suas bocas (os cães certas vezes pegam os sinais do corpo mais depressa do que os comandos de voz). Pratique esses comandos no momento que encontrar-se brando e, com o passar do tempo, ele tem que aprender a parar de ladrar a seu comando.

Conseguir que seu cão lata menos vai levar tempo, vai demandar trabalho, prática e tolerância. Isto não irá acontecer da noite para o dia, entretanto com métodos e no tempo apropriado, você será capaz de perceber o progresso.

Cachorros que ladrem intensamente – como proceder?
Avalie esta postagem